sábado, 18 de dezembro de 2010

Gênesis

Uma exposição de artesanato promovida pelo Ponto de Cultura no CTG Clareira da Mata. Diversos produtos à venda e várias pessoas passando pelos estandes, dentre elas, Vilmar Hampel e Maria Isabel que acabam se encontrando e trocando algumas ideias. Ela, integrante da equipe do Ponto de Cultura, mostra toda estrutura daquela entidade; ele, radialista de longa data, com passagens pelas rádios Guaratan e Nativa de Santa Maria, se encanta com o que vê. Quando Maria Isabel apresenta o laboratório de informática a Vilmar, surge à grande ideia: realizar uma Oficina de Comunicação.
Em Agosto de 2010, a ideia ousada é posta em prática. Hampel (ao lado-jaq.marrom) começa a ministrar a oficina para duas turmas com crianças e jovens, todos, apaixonados por comunicação. Aulas de dicção, postura, colocação da voz, produção de programas e propagandas começam a ser executadas nas terças e quintas-feiras para cerca de dez alunos. A diversão, a alegria, o envolvimento da comunidade misturavam-se com aprendizado e troca de experiências. A oficina era tão empolgante que acabou fazendo germinar outras ideias no Ponto de Cultura, criar uma rádio web, comunitária ou em regime interno no próprio CTG, nenhuma acabou vingando, exceto esta: criar e produzir um programa de cunho cultural em uma rádio local.
Foi no dia 04 de Setembro de 2010, sábado, às 08:11hs da manhã que entrou no ar, pela primeira vez, o programa “Arte, Vida e Cultura”. Totalmente produzido e apresentado pelos alunos da oficina de rádio, orientados pelo professor Vilmar e supervisionados pelo Ponto de Cultura, o programa passou a oferecer diversas atrações, dentre elas, a prosa da semana, o destaque musical, a agenda cultural, o repórter clareira, as dicas de culinária gaúcha, os causos e as lendas gauchescas, e, além disto, também o sorteio de brindes. O programa, logo, virou sensação na comunidade, e hoje, representa muito mais compromisso e responsabilidade para com os envolvidos.
Já são quase 20 programas realizados, por isso, os oficineiros saúdam a todos que acreditam nesta ideia e comemoram pela generosa receptividade do público. Ficam os sinceros desejos de paz, amor, e claro, mais “Arte, Vida e Cultura” para todos em 2011!